Escalada: Um esporte como história, evolução e diferentes caminhos.
- Gabriel Tropia
- 23 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: há 4 dias

A escalada evoluiu muito nos últimos anos, o treinamento, ginásios indoor, 6 cenário de competições aparece forte no século XX. Com o reconhecimento do COI como modalidade olímpica e consequente estreia nos jogos olímpicos de 2020, essa evolução ainda um grande salto de reconhecimento popular, midiático, investimento e acessibilidade favorecida.
Um esporte que transforma não só o corpo, mas também a mente — e mostrar como cada modalidade exige um tipo diferente de preparo.
As principais modalidades
Rocha -
Boulder - Pequenos blocos, não muito altos, suficiente para proteção com crash pads, não utiliza cordas. É uma modalidade de altíssima demanda física, exige muita força e tensão corporal, alinhado a boas condições de mobilidade, pele boa e estímulos corretos, permitem a prática dessa modalidade com ascensões curtas, rápidas, intensas e emocionantes.
Treino: Força, explosão e movimentos dinâmicos
Esportiva - Modalidade em que escaladores sobem a uma altura suficiente para escalar em uma cordada, ou seja não param no meio do caminho, a escalada se inicia no chão e termina em algum ponto 'final' da falésia, nesses casos o escalador conta com cordas, freios, ancoragens e demais ferragens.
Treino: resistência, técnica e leitura de via
Tradicional - Exige uma grande demanda de logística e equipamentos, escaladores ficam mais tempo expostos na parede revezando cordadas ate o cume.
Treino: Mental, mobilidade e leitura de proteções
Solo - Escalada em solitário, escalador escala livre de equipamentos de proteção, oferece um risco iminente,
• Esportiva (lead) – vias com proteção fixa, foco em resistência e técnica
• Speed – corrida em via padronizada, exige explosão e técnica automatizada
•
• Escalada indoor – ambiente controlado para treinos técnicos e físicos
• (se quiser incluir) Alpinismo ou escalada em gelo – vertente mais técnica e remota
• Esportiva: resistência, técnica e leitura de via
• Speed: treino altamente específico e repetitivo
Nos próximos posts, vou destrinchar cada uma dessas modalidades e sugerir treinos para quem quer evoluir nelas.
Curte escalar ou quer começar? Fica por aqui — nos próximos posts, vou trazer conteúdos práticos sobre treinos, equipamentos, lesões e muito mais. E se tiver dúvidas ou sugestões de temas, me manda aí nos comentários!
Comments